Projetos

Centro para Crianças e Adolescentes

O Centro para Crianças e Adolescentes é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas com crianças e adolescentes, que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. Programa voltado para Crianças e Adolescentes de 06 a 14 anos e 11 meses. As atividades desenvolvidas são: socioeducativas, culturais, esportivas e recreativas, através de projetos semestralmente planejados.

O serviço destina-se a: crianças e adolescentes em situação de trabalho; crianças e adolescentes reconduzidas ao convívio familiar, após medida protetiva de acolhimento; crianças e adolescentes com deficiência,beneficiários ou não do BPC; crianças e adolescentes oriundos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco.

Mudas de temperos

O Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA) com as crianças envolvidas em diversas atividades produzem caixas com mudas de temperos ideais para consumo e decoração. O objetivo é arrecadação de recursos e desenvolvimento de consciência ecológica, social, trabalho em grupo e arte.

Programa Jovem Aprendiz

Em resposta ao anseio dos jovens que estão em busca de qualificação profissional, visando uma colocação no concorrido mercado de trabalho brasileiro, em março 2009, demos início a um novo projeto socioeducativo – a capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

Voltada a jovens de 14 a 24 anos incompletos, o projeto tem como objetivo trabalhar a formação do cidadão, a formação profissional e o aumento da escolaridade, contribuindo para o desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida adulta (profissional, familiar, etc.).

Educação infantil

O Programa de Educação Infantil atende a crianças de 1 a 4 anos e tem por objetivo promover o seu desenvolvimento integral, considerando os fatores cognitivos, sociais, motores, culturais e de aprendizagem, em um ambiente educacional estimulante e acolhedor, preparado para atender a todas as suas necessidades.

Conta com 11 salas ambientes, uma oficina de informática, enfermaria, área de lazer e recreação devidamente equipadas, uma quadra poliesportiva, amplo refeitório, uma brinquedoteca, biblioteca e uma equipe de trabalho altamente técnica e qualificada, incluindo a supervisão de assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas e pedagogos especialistas em inclusão.

O programa tem como proposta pedagógica transformar potencialidades em competências, capacidades e habilidades, desenvolvendo as competências básicas: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e a fazer. Oferece às crianças, além das atividades do referencial curricular: inclusão digital, iniciação musical, aulas de artes, culinária, prática em jogos de mesa e de quadra.