Sobre Nós

A instituição

O Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA) é uma organização sem fins lucrativos de caráter público, instituída em 1982 por um grupo de voluntários com atuação socioeducativa em duas Unidades de Serviço: Unidade Brooklin (foto) e Unidade Vila Missionária, ambas na zona sul de São Paulo.

Certificada pelo Prêmio Bem Eficiente 2005 como instituição modelo em inclusão, o NAIA desenvolve programas de Educação Integral para 500 crianças, adolescentes e jovens de 1 a 15 anos. Com uma proposta pedagógica associada à assistência social, promove ainda atendimento às famílias e o fortalecimento das comunidades.

Desenvolvemos o nosso trabalho com abordagem de temáticas sociais por meio da Arte (música, teatro, artesanato), Cultura, Educação, Esporte, Capoeira e Capacitação para o Mercado de Trabalho.

Essa filosofia de trabalho, marcada por um conjunto de projetos e ações que começou a ser desenvolvida desde 1992 com o paradigma da inclusão, é um dos fatores que nos permitem alcançar índices satisfatórios de impacto social e endereçar os complexos desafios que ainda estão por vir.

Filosofia

O NAIA valoriza a qualidade, orientada para resultados em termos de cultura educacional, buscando desenvolver a conscientização sobre a importância da autoestima, auto valorização, comunicação, solidariedade e espírito comunitário, como componente de projeto de vida.

Missão

“Preparar crianças, adolescentes e jovens por meio de um processo educacional e de redes de apoio comunitário, que abranjam a família, para o exercício pleno da cidadania, reduzindo o risco social a que estão expostos, visando a promoção social, geração de trabalho e renda.”

Visão de Futuro

“Ser um centro de referência autossustentável do 3º Setor, na preparação sócio- educativa de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, que propicie o desenvolvimento da consciência de justiça social e ação solidária dos elementos que a compõem”.